

created new document using OpenOffice 3.1.1, inserted citations, created bibliographyĤ. created new document using LibreOffice 3.4.5, inserted citations, created bibliographyĥ. in both documents JMB and Nature styles don't work correctly - the citations are not in superscriptĦ. Chicago style works correctly, formats as superscript both in footnotes and endnotesħ. both JMB and Nature used to format citations correctly before, until I tried 'multiple sources' option. Now they don't work in documents that are new, and not linked to my MS - no text copied from there or anything, even the citations I quote in the test documents are not used in my MSĨ. HOW TO MAKE FOOTNOTES SUPERSCRIPT IN OPENOFFICE INSTALL.Essa apropriação dita autoral, é então percebida como uma capacitação resultante dos gestos e ações que lhe deram origem, onde a causa da sua proposição, fundação ou descoberta, se manteve permanentemente a cargo daquele sujeito professor de música em formação, que agora quer gravar os sons da e na sua sala de aula. “Som de Classe” resulta por fim numa contribuição à construção de um conceito de apropriação autoral, que se delineia a partir de rotinas de reações e atitudes onde o conteúdo fundamental daquilo “que se aprende/ensina” é justamente a maneira “como se aprende/ensina”. Os experimentos se realizaram no “Estúdio Experimental” e no “Laboratório de Ensino da Área de Fundamentos da Linguagem Musical” do Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, em estações de trabalho com configurações bastante simples e domésticas.

Essa aproximação analítica alcançou seus objetivos gerais circunstanciando técnicas e operações abrangentes para o uso dos recursos de áudio disponibilizados por esse tipo de tecnologia. Considerando o fato de que, muito embora, tal aparato não tenha se desenvolvido especificamente para as interações típicas da aula de música, verificou-se positiva a hipótese de uma possível inclusão de conhecimentos e habilidades na instrumentalização do professor que o capacite para tais usos. A partir de uma investigação aos recursos de processamento de áudio digital em computadores tipo PC, este artigo de divulgação apresenta contribuições a uma normalização de procedimentos que viabilizem uma inclusão significativa de rotinas de produção em áudio digital no espaço escolar.
